CONHEÇA O DR. ANDERSON ZENIDARCI
Psicólogo Clínico; Mestre em Psicologia da Saúde; Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Psicossomática e Transtornos e Patologias Psíquicas; Especialista em Psicopatologia Geral, Hospitalar, Família e Casal; Supervisor Clínico; Pesquisador das áreas relacionadas a psicologia; Palestrante; Colunista fixo da revista Psique: Ciência e Vida; Autor de dois livros sobre psicologia: “99 Procedimentos facilitadores em processos psicoterápicos” e “Adoeci! Por quê?”.
ATUAÇÃO
Consultório
Atua a 37 anos como psicólogo clinico, atendendo adulto, casal e família em uma abordagem de orientação analítica (Jung) com pressupostos psicossomáticos.
Professor
Ministrando aula a 28 anos de Psicopatologia Geral I e II; Psicologia Hospitalar; Psicologia Social, Psicologia do Excepcional e Psicossomática em varias universidades, como: UNIP; FAPA; FMU; PUC-SP e FACIS.
ABORDAGEM
No decorrer destas décadas de atuação sua visão e entendimento do ser humano passou por processos de ressignificação, chegando hoje ao entendimento holístico das pessoas, portanto o prof. Anderson o define como: bio-psico-social-energético-ecológico-espiritual.
Explicando cada conceito da definição:
- O termo Bio significa o corpo humano, tudo que nesse universo corporal se processa. É por meio do corpo e de suas manifestações de adoecimento, que temos o entendimento do que “se passa” com aquela pessoa. O corpo físico é tudo que ele demonstra através das patologias que apresenta.
- O Psico se refere a todos os aspectos psicológicos que a pessoa possui e que se manifestam por meio de sentimentos, emoções, percepções, sensações, humor e também através de comportamentos e reações. As características da personalidade da pessoa são fundamentais neste item.
- O Social engloba tudo que a pessoa vive nas suas várias estruturas sociais, que vai desde sua família (com seus valores, histórico, crenças, conceitos e ética), passando pela escola, grupo social, referências culturais, o país de origem e o que vive (em qual região desse país reside), chegando até as relações afetivas que possui com as pessoas destes meios sociais e como as vivencia.
- O Energético é descrito, nesta definição, como aquelas sensações de bem-estar e/ou mal-estar que sentimos quando estamos em determinados lugares ou eventos. É algo subjetivo, mas ao mesmo tempo intenso e que transforma e influencia todo o nosso ser. Sentimos arrepios, frio, calor, alegria, tristeza, angústia e prazer sem que nada, nem ninguém possa concretamente explicar o fato ocorrido, pois é abstrato, energético. Um olhar pode nos amparar ou reprovar, sentimos a energia da pessoa que nos olha. É algo subjetivo e pessoal.
- O Ecológico abrange todas as condições do meio ambiente que nos influenciam de forma direta ou indireta e, muitas vezes, nem observamos. As alterações climáticas abruptas que estamos vivendo, a temperatura que oscila tão fortemente durante um único dia, a quantidade de poluição com que temos que conviver (do ar, das águas, sonora, olfativa e visual etc.). As condições de moradia inadequada que nos adaptamos. Incluem também padrão e a qualidade de vida que a pessoa desfruta e que muitas vezes não são saudáveis e são pontos estressores que a pessoa ignora.
- O Espiritual, aqui, não está ligado a nenhuma religião, mas sim ao fato do homem em sua essência, e isto é comprovado na análise de toda cultura ou civilização que já existiu e que ainda existe, sempre apresenta uma conexão com algo que ele considere superior, divina. Desde uma tribo isolada na Amazônica brasileira composta por 60 indivíduos, até uma nação altamente tecnológica composta por milhões de pessoas, todas elas, sem exceção, apresentam um entendimento da existência de um deus. Seja esse deus uma pedra, um rio, um animal, uma pessoa ou entidade. Esta necessidade inerente ao homem da transcendência dá a base para o espiritual.
Portanto, seu conceito do entendimento do ser humano é uma somatória da orientação analítica (Jung) e da visão Psicossomática, por isso é extremamente ampla, corporativa e integrativa, entendendo que uma pessoa é resultado de todos esses fatores e sofre influência de todos eles.