top of page

Entre os vários tipos de personalidades identificadas, descreveremos aqui as que têm como base a Ans

Atualizado: 13 de nov. de 2019


1. Personalidade Ansiosa


Características e Reações - Sentimentos de tensão e apreensão constantes, insegurança, hipersensibilidade à rejeição, medos e dúvidas sobre sua capacidade, relutância em se envolver com pessoas, pouca paciência, pressa para que as situações aconteçam. Necessidade excessiva de segurança, assustados, crença de ser socialmente inapta, crença de ser pessoalmente desinteressantes, sentimentos de inferioridade, preocupação excessiva em ser criticado e querem ter controle das situações.


Adaptação e Aproveitamento – Querem executar as atividades rapidamente, necessitam ver resultados, dedicam-se ao trabalho, mas podem se perder no decorrer da execução. Centralizam as atividades, cobram seu ritmo aos outros.


Dificuldades e Problemas - Atropelam os processos, interferem em atividades alheias, não conseguem se conter quando o quesito paciência entra no trabalho. São desesperadas e apreensivas.

Podem se desesperar desnecessariamente. Quando contaminam a equipe positivamente ela deslancha, porém, quando contaminam negativamente, todos trabalham muito, mas não produzem tanto.


Tendências Psicossomáticas - Tem muitas e várias psicossomatizações. Alergias de pele e respiratória. Problemas gástricos e intestinais. Pele, coceiras, cólicas.



2. Personalidade Obsessiva - Compulsiva (Subtipo da Ansiosa)


Características e Reações - Excesso de convencionalismo, obstinação, inflexibilidade, detalhistas e metódicos. Desadaptação ao novo, preocupação excessiva com regras e normas, seguem a risca as orientações recebidas.

Organizam listas, prendem-se a detalhes, excessiva dedicação ao trabalho e exclusão de prazer em relacionamentos, pois não conseguem relaxar.

Limitações emocionais, pouca criatividade; destacam-se pelo método e não pela inteligência. Seguem ordens, organizam eventos, listas. Não se reagem bem a surpresas e imprevistos que exijam jogo de cintura ou criatividade. Enquanto chefes são eficientes, porém “detalhista e chato” é como é conhecido.


Adaptação e Aproveitamento – Organizada, metódica, boa para organizar e distribuir  atividade programas e cronogramas. Burocracia e números são seu forte. Seguem sequências sem se estressarem. São comandados muito bem. Mandam e ele obedece. Pastas, etiquetas, normas e regras o atraem.


 Dificuldades e Problemas - Não gostam do novo, não tem boa reação ao inesperado. Não tem muita iniciativa para inovar e criar.

São sistemáticos, o que dificulta o relacionamento com o grupo.

Tendem a serem tensos, mal-humorados e preocupados em excesso.

Não são descontraídos e raramente aceitam brincadeiras e descontração.

Tendências Psicossomáticas – Articulações, coluna e pescoço. Dor de cabeça, problemas hepáticos. Boca, língua.


3. Personalidade Histriônica (Subtipo da Ansiosa)

Características e Reações - Insatisfação constante; baixa tolerância ao não; hiperativos e agitados, emotivos e teatrais; impulsivos; certa irresponsabilidade; explosões emocionais por fatores insignificantes; comportamento de sedução generalizado; dramáticos e performáticos; vaidosos e egoístas; dificuldade na manutenção dos relacionamentos, geniosos, opiniosos. Amam muito, odeiam muito. Inconstantes.


Adaptação e Aproveitamento - Para organizar eventos, festas e situações que agrupem muitas pessoas e que ela esteja em destaque com essa atuação. Bom gosto, talvez um pouco excêntrica, um detalhe é imprescindível. Descontraída, alegre, exagerada.

Não gosta de burocracia. Certa desorganização com papéis.


Dificuldades e Problemas – Não gosta de ser ofuscada ou contrariada. Dificuldade com liderança e com problemas em relação “a jogo de cintura” para resolver situações de forma fácil e democrática. Tendenciosa.


Tendências Psicossomáticas – Todos os transtornos possíveis. Rinite, sinusite, dentes, órgãos sexuais. Cotovelos. Problemas pulmonares.


4. Personalidade Fóbica (Subtipo da Ansiosa)

Características e Reações - Tendência a ter medo constante; insegurança em relação a tudo; arredios, quietos; poucos amigos; atitude tensa; fragilidade; dificuldade em resolução de problemas; sempre pede e precisa de ajuda.

O medo, sempre presente, pode se deslocar, isto é, mudar de objeto. Tendência a desenvolver crises ou  síndrome do pânico.


Adaptação e Aproveitamento - Obediente, executa corretamente o que lhe é mandado, raramente questiona. Faz, mas não se envolve no processo do projeto. Quase nunca demonstra o que realmente sente.


Dificuldades e Problemas – Não ousa, tem medo de se arriscar, insegura, conservadora.

Raramente é líder, espera ser liderado, o que a isenta de responsabilidades, quando algo sai errado é a primeira a tentar se isentar de qualquer “culpa”. Não gosta de muito contato com as pessoas.

Pode desenvolver Transtorno Fóbico.


Tendências Psicossomáticas – Pânico. Mãos, rins, pés, ombros, quadris, infecções.


5. Personalidade Esquiva (Subtipo da Ansiosa)

Características e Reações - Inibição pessoal e social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa. Reluta em envolver-se com pessoas, pois, possuem medo da rejeição. Pavor a críticas, desaprovação, rejeição, comparação, disputas, processos seletivos e julgamentos.

Medo de demonstrar sentimentos, por isso são reservados nos relacionamentos íntimos. Envergonhados. Sensação de ser ridicularizado por suas características. Desvalorizam atributos pessoais e valorizam as dificuldades. Quietos, solitários, arredios e profundamente tímidos. Fogem de novas situações e pessoas em virtude dos sentimentos de inadequação.


Adaptação e Aproveitamento - Perfeccionista, dedicada, rígida consigo mesma.

Competente, crítica. Prefere papéis, pesquisas, redações, elaborações, arquivos.


Dificuldades e Problemas – Não se expõem em grupo nunca. Quase ninguém consegue saber de sua eficiência, pois não se mostra. Não quer assumir cargos de chefia que impliquem em expor-se. Falar em público é fatal. Fobia Social pode ser desenvolvida, tanto como.


Tendências Psicossomáticas – Gripes, Olhos, Náuseas, uretrite, tiróide.





Anderson Zenidarci


Psicólogo Clínico, Mestre em Psicologia da Saúde, Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Psicossomática e Transtornos e Patologias Psíquicas, Supervisor Clinico, Pesquisador, Colunista da revista Psique: Ciência e Vida, Autor de dois livros sobre psicologia: 99 Procedimentos facilitadores em processos psicoterápicos e Adoeci! Por quê? 

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page