top of page

Influências da Depressão gerando transtornos físicos


Depressão: É um estado patológico de sofrimento psíquico, consciente ou não, acompanhado por uma acentuada redução no sentindo de valores pessoais e uma diminuição da atividade mental, psicomotora e mesmo orgânica, sem relação alguma com qualquer deficiência real. É uma síndrome que consiste no rebaixamento do estado de ânimo, na percepção, sensação, vontade e atenção.

Como sintomatologia, podem ser citados: Abatimento, tristeza, desolação, perda de interesses (vida, relações pessoais, trabalho, lazer), desespero, autoestima reduzida, perda do apetite, dificuldade com a higiene pessoal, choro, apatia, torpor, pensamento empobrecido e retardado, etc.


Comprometimentos decorrentes da depressão:


Adormecimento e Sono

Excesso de sono nas personalidades: Dependente, Masoquista, Ciclotímica, Narcisista. Insônia nas personalidades: Fóbica, Histriônica, Paranoide, Hipocondríaca.


Oro - alimentar                                              

Inapetência, ingestão só de líquidos, anorexia, na depressão agitada pode comer mais e “picado”, enjoos, vômitos, gosto amargo na boca, dificuldade na digestão.


Cardiovascular Frio excessivo, não condizente com a temperatura ambiente, palidez, cansaço, imobilidade, torpor, olheiras, lentidão, dificuldade para executar tarefas simples do dia a dia.


Gastrointestinal                                       

Má digestão, gases, constipação, cólicas, intestino lentificado, menor tendência à excreção.


Gênito - Urinário                    

Alteração no ciclo menstrual, baixa resistência (herpes genital), infecções, menor tendência a excreção.


Respiratório                                                  

Respiração difícil, acentuada, lenta, dores no peito, doenças respiratórias (gripes, resfriados, sinusite, pneumonia).


Sexual                                                            

Apetite diminuído, ou inexistente, impotência, frigidez, humor rebaixado, desleixo, falta de higiene, autoimagem negativa.





Anderson Zenidarci


Psicólogo Clínico, Mestre em Psicologia da Saúde, Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Psicossomática e Transtornos e Patologias Psíquicas, Supervisor Clinico, Pesquisador, Colunista da revista Psique: Ciência e Vida, Autor de dois livros sobre psicologia: 99 Procedimentos facilitadores em processos psicoterápicos e Adoeci! Por quê? 

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page