Tipos de personalidades identificadas, descreveremos aqui as que têm como base a Distimia com seus s
- Dr. Anderson Zenidarci
- 12 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

1. Personalidade Distímica
Características e Reações - O indivíduo apresenta uma depressão leve e crônica, onde sua energia, disposição e vontade encontram-se diminuídas e alteradas. Há uma desilusão e descrença no novo, nas pessoas e no mundo. São tristes, preferem a solidão. Sensíveis e angustiados. Apresenta auto grau de psicossomatizações.
Adaptação e Aproveitamento - O envolvimento é baixo com o trabalho. Inteligen
tes, sensíveis.
Dificuldades e Problemas - Depressões. Cansaços. Licenças médicas. Faltas constantes. Pouca energia para envolvimento com o grupo. Não se pode contar em situações de emergências.
Tendências Psicossomáticas – Rins, pernas, ombros, ossos, gripes, infecções.
2. Personalidade Masoquista (Subtipo da Distímica)
Características e Reações - Tendência à lamentação; negatividade; sofrem por antecipação, sofrem por qualquer motivo, sempre é a vítima da história, reclamam muito, mau humor constante.
Frisa e eleva o quanto é difícil realizar suas tarefas; cria doenças, reclama de dores e mal-estar, chantagem para manipulação.
Sempre “mal entendidos” e por isso sofrem. Sugestibilidade patológica, hipocondríase. Fala o que pensa, doa a quem doer, sempre "com a melhor das intenções”. “A Sofredora” seria seu título.
Adaptação e Aproveitamento - Dedicadas. Minuciosas. Observadoras. Conservadoras. Hierárquicas.
Dificuldades e Problemas - Fofoqueira. Reclama muito. Saudosistas. Sempre tem confusão com pessoas. Sempre mal-entendida. Não aceita bem novas atividades nem novas chefias.
Tendências Psicossomáticas – Doenças que gerem muita dor. Fibromialgia, enxaquecas, artrite.
3. Personalidade Dependente (Subtipo da Distímica e/ou da Ansiosa)
Características e Reações - Muito influenciáveis; extremamente inseguros; medo de serem rejeitados; dependência do outro; dificuldade em opinar; dificuldade em tomar suas próprias decisões; indefinição de seus próprios sentimentos; detestam solidão; são camaleônicos, abrem mão de espaços e situações; necessitam da aprovação do outro.
Algumas pessoas com este perfil apresentam duas tendências:
**Com Depressão: o núcleo distímico é predominante e a interpretação dos fatos, e de si, passa por esse crivo. As situações do cotidiano são enfrentadas com medo e tristeza.
**Com Ansiedade: o núcleo ansioso é predominante e a interpretação dos fatos, e de si, passa por esse crivo. As situações do cotidiano são enfrentadas com insegurança e estresse.
Adaptação e Aproveitamento - Seguem orientações à risca. Gentis, quietos, submissos.
Pontuais. Cumprem cronogramas e programas. Esforçados.
Dificuldades e Problemas - Inseguros, medrosos, indecisos, dependentes.
Tem sempre que ser liderado. Medo de rejeição. Explicam-se muito. Dão muitas satisfações.
Tendências Psicossomáticas – Doenças que precisem ser cuidados e acompanhados constantemente, geralmente ocorre a cronificação de algum quadro patológico. Problemas ósseos, renais, cardíacos.
Anderson Zenidarci
Psicólogo Clínico, Mestre em Psicologia da Saúde, Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Psicossomática e Transtornos e Patologias Psíquicas, Supervisor Clinico, Pesquisador, Colunista da revista Psique: Ciência e Vida, Autor de dois livros sobre psicologia: 99 Procedimentos facilitadores em processos psicoterápicos e Adoeci! Por quê?
Comments